MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO
As despesas com mobilização e desmobilização são significativas para as construções de estradas, barragens e obras que necessitam utilizar grande quantidade de equipamentos e, que são executadas em locais distantes do centro urbano.
São os gastos para efetivar o deslocamento de veículos pesados, o transporte de pessoal e o transporte de equipamentos, até o local da obra.
Mobilização e desmobilização podem ser orçadas analiticamente, como exemplificadas abaixo e devem ser consideradas as condições particulares de cada obra.
MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO | Data: | set/11 | |||
Itens | Descrição | Quant. | Unid. | Custo Unitário | Custo Total |
1 | De Equipamento | ||||
Veículo leve | 1.200,00 | Km | 0,97 | 1.164,00 | |
Caminhão Basculante 18T | 15,00 | h | 102,73 | 1.540,95 | |
2 | De Pessoal | ||||
Transporte de pessoal | 48,00 | viagem | 60,00 | 2.880,00 | |
3 | De Ferramentas e utensílios | ||||
Transporte em caminhão de carroceria fixa | 45,00 | h | 98,00 | 4.410,00 | |
TOTAL | 9.994,95 |
1 De equipamentos
Os equipamentos são mensurados de acordo com o tipo de obra e devem ser definidos na fase da elaboração do cronograma de utilização de equipamentos.
A distância de deslocamento será obtida entre o local onde se encontra o equipamento e a obra.
Deve se considerar o custo horário produtivo dos equipamentos, como no exemplo do caminhão basculante, durante as horas de deslocamento.
2 De pessoal
Os custos de mobilização e desmobilização de pessoal consistem nos gastos com o transporte e a alimentação durante a viagem.
3 De ferramentas e utensílios
São despesas correspondentes ao deslocamento de ferramentas e utensílios do depósito da construtora ao local da obra.
Deve se considerar os custos com carga, transporte, descarga dos materiais, bem como a retirada da embalagem.
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