segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BENEFÍCIO E DESPESAS INDIRETAS (BDI) – Parte II

MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃO
As despesas com mobilização e desmobilização são significativas para as construções de estradas, barragens e obras que necessitam utilizar grande quantidade de equipamentos e, que são executadas em locais distantes do centro urbano.
São os gastos para efetivar o deslocamento de veículos pesados, o transporte de pessoal e o transporte de equipamentos, até o local da obra.
Mobilização e desmobilização podem ser orçadas analiticamente, como exemplificadas abaixo e devem ser consideradas as condições particulares de cada obra.


MOBILIZAÇÃO E DESMOBILIZAÇÃOData:set/11
ItensDescriçãoQuant.Unid.Custo UnitárioCusto Total
1De Equipamento    
 Veículo leve1.200,00Km0,971.164,00
 Caminhão Basculante 18T15,00h102,731.540,95
2De Pessoal    
 Transporte de pessoal48,00viagem60,002.880,00
3De Ferramentas e utensílios    
 Transporte em caminhão de carroceria fixa45,00h98,004.410,00
TOTAL 9.994,95

 1 De equipamentos

Os equipamentos são mensurados de acordo com o tipo de obra e devem ser definidos na fase da elaboração do cronograma de utilização de equipamentos.
A distância de deslocamento será obtida entre o local onde se encontra o equipamento e a obra.
Deve se considerar o custo horário produtivo dos equipamentos, como no exemplo do caminhão basculante, durante as horas de deslocamento.

2 De pessoal

Os custos de mobilização e desmobilização de pessoal consistem nos gastos com o transporte e a alimentação durante a viagem.

3 De ferramentas e utensílios

São despesas correspondentes ao deslocamento de ferramentas e utensílios do depósito da construtora ao local da obra.
Deve se considerar os custos com carga, transporte, descarga dos materiais, bem como a retirada da embalagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário